NAGIOS: RODERIC FUNCIONANDO

Importância concedida à CTSA e Sustentabilidade em Revistas de Investigações Científicas Educacionais no Brasil e Espanha

Repositori DSpace/Manakin

IMPORTANT: Aquest repositori està en una versió antiga des del 3/12/2023. La nova instal.lació está en https://roderic.uv.es/

Importância concedida à CTSA e Sustentabilidade em Revistas de Investigações Científicas Educacionais no Brasil e Espanha

Mostra el registre parcial de l'element

dc.contributor.author Aguiar-Santos, Deusivaldo
dc.contributor.author Vilches Peña, Amparo
dc.contributor.author Peixoto de Brito, Licurgo
dc.date.accessioned 2016-07-28T08:38:04Z
dc.date.available 2016-07-28T08:38:04Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation Aguiar-Santos, Deusivaldo Vilches Peña, Amparo Peixoto de Brito, Licurgo 2016 Importância concedida à CTSA e Sustentabilidade em Revistas de Investigações Científicas Educacionais no Brasil e Espanha Indagatio Didáctica 8 1 1809 1820
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10550/54830
dc.description.abstract O objetivo deste estudo é evidenciar a evolução das investigações em educação em ciências no contexto Ciência-Tecnologia-Sociedade voltada para CTSA e Sustentabilidade no último par de décadas (1995-2014), no meio Ibero-americano. Nesse aspecto, foram analisadas as ocorrências de expressões relacionadas a CTSA, Sustentabilidade e outras vinculadas a estes termos em duas revistas de grande impacto e relevância na investigação didática no ensino de ciências e muito utilizadas por docentes e pesquisadores no âmbito dos países Ibero-americanos. Resultados apontam que embora tenha havido mudanças rumo às abordagens CTSA e Sustentabilidade na última década, estas mudanças ainda são tímidas em virtude da gravidade da situação socioambiental que enfrentamos e medidas urgentes em níveis local e global deverão ser adotadas. Palavras-chave: CTSA; Sustentabilidade; Revistas de investigação em Didática das Ciências. El objetivo de este estudio es analizar, en el ámbito Iberoamericano, la evolución de las investigaciones en Educación en Ciencias en el contexto de las interacciones CTS, hacia CTSA y el campo de la Sostenibilidad en las últimas dos décadas (1995-2014). Se analizaron para ello la presencia de expresiones relacionadas con CTSA, Sostenibilidad y otras vinculadas con estas temáticas en dos revistas de gran impacto y relevancia en la investigación en didáctica de las ciencias y muy utilizadas por docentes e investigadores iberoamericanos. Los resultados de la investigación muestran que aunque ha habido cambios en el sentido de una mayor atención al campo CTSA y la Sostenibilidad en la última década, esos cambios son todavía insuficientes teniendo en cuenta la gravedad de la situación socioambiental a la que nos enfrentamos y las medidas necesarias y urgentes a nivel glocal (local y global) que se deben adoptar. Palabras llave: CTSA; Sostenibilidad; Revistas de investigación en Didáctica de las Ciencias.
dc.relation.ispartof Indagatio Didáctica, 2016, vol. 8, num. 1, p. 1809-1820
dc.subject Revistes
dc.subject Investigació
dc.title Importância concedida à CTSA e Sustentabilidade em Revistas de Investigações Científicas Educacionais no Brasil e Espanha
dc.type journal article es_ES
dc.date.updated 2016-07-28T08:38:04Z
dc.identifier.idgrec 113519
dc.rights.accessRights open access es_ES

Visualització       (238.9Kb)

Aquest element apareix en la col·lecció o col·leccions següent(s)

Mostra el registre parcial de l'element

Cerca a RODERIC

Cerca avançada

Visualitza

Estadístiques